sexta-feira, 20 de março de 2009

Jogos sobre Direitos Humanos: Sugestões da Colômbia (Caça-Palavras)

Depois de duas semanas de parada estratégica na série sobre jogos para trabalhar a temática dos Direitos Humanos, o blog de Claim retoma hoje sua missão e oferece mais uma opção aos/às educadores/as do projeto. Desta vez, a sugestão que vem da Colômbia dá a oportunidade de tratar de dois conteúdos diferentes: Direitos e Língua Portuguesa.

A inspiração continua vindo dos jogos de passatempo das revistas e jornais: um caça-palavras onde estão escondidos termos relacionados aos Direitos da Criança e do Adolescente ou a qualquer outro direito que já tenha sido trabalhado com a turma, especialmente os relacionados à Educação, Saúde e Saneamento. O/a educador/a deve produzir um caça palavras que misture estes termos em meio a outras letras soltas, que devem ser “advinhados” pela turma através da sua descrição, que pode constar no próprio joguinho. Por exemplo, a descrição pode ser “lei que determina que o município é responsável pelo transporte dos alunos da rede municipal de suas casas até a escola”, sendo que a palavra escondida será LDB. Pode-se realizar a atividade em grupos e promover uma pequena gincana em que ganhará a equipe que encontrar mais palavras em menos tempo.


Depois do jogo, o/a educador/a também pode aproveitar para promover uma troca de “experiências” entre os que acertaram e os que não sabiam de que palavra cada conceito falava. Assim, quem já aprendeu ajuda a explicar para os demais do grupo, um exercício e tanto que também ajuda a observar o domínio da leitura dos/as participantes.


Quer mais jogos? Então dê uma olhada no Tangran, o caminho dos direitos, o dominó e o dos sete erros. E quem tiver mais sugestões que desenvolveu na sua entidade, pode mandar uma foto e uma breve explicação de como ela funciona para nosso e-mail concernuniversal@yahoo.com.br. Quem sabe o jogo da semana que vem não é o seu? Até lá!

Nenhum comentário: