sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Jogos sobre Direitos Humanos: Sugestões da Colômbia (Tangram)

O blog de Claim traz mais uma sugestão de joguinho criado pelo projeto na Colômbia e que pode ser usado com as devidas adaptações para o público no Brasil. Desta vez, a brincadeira tem o objetivo de estimular a criatividade das crianças e adolescentes atendidos/as pelas entidades, mas também provocar uma conversa animada sobre direitos. Adaptado do Tangram, um quebra cabeça chinês cujo nome significa "7 tábuas da sabedoria", pode ser jogado individualmente, mas também em grupos, o que pode colaborar para a discussão entre os participantes.

O jogo tem sete peças chamadas de tans, com tamanhos variados, que podem ser posicionadas de maneira a formar um quadrado: cinco triângulos de vários tamanhos, um quadrado e um paralelogramo. Além do quadrado, diversas outras formas e desenhos podem ser obtidas, sempre usando todas as peças.

O desafio com os grupos é, usando as peças do Tangram, fazer desenhos que representem expressões relacionadas aos direitos com que eles/as já tenham alguma familiaridade. Para isso, o/a educador/a pode criar cartas com material resistente (cartão, cartolina, etc.) com os termos a serem usados e colocá-las em pilhas voltadas para baixo para que eles sejam sorteados na hora da brincadeira. E a partir da apresentação dos desenhos, o grupo sem querer vai estar debatendo seus conhecimentos sobre aquele direito, oportunidade também de tirar dúvidas e esclarecer pontos não muito claros.

Quem tiver ideias com esta e queira compartilhar com outros/as educadores/as, é só enviar uma breve explicação junto com uma foto do jogo para o endereço projetoclaim@yahoo.com.br e nós publicaremos aqui neste espaço, dando os devidos créditos. Quem se interessar, pode dar uma olhadinha nas outras brincadeiras que já foram publicadas, como o caminho dos direitos , o dominó e o dos sete erros. Semana que vem tem mais!

Nenhum comentário: