É dia de jogos pra trabalhar temáticas relacionadas aos Direitos Humanos! E o blog de Claim avisa aos/às educadores/as do projeto no Brasil: quem tiver outras sugestões, como estas oferecidas por Claim Colômbia, pode enviar para o e-mail projetoclaim@yahoo.com.br com a explicação e fotos para que a gente possa publicar também. Por hora, seque mais uma ideia colombiana.
Direitos das crianças e adolescentes – Toda criança/adolescente adora aqueles jogos com caminhos que devem ser percorridos casa a casa, com perguntas, tarefas e castigos ao longo do caminho. E foi pensando nisso que a equipe da Colômbia criou um percurso que ajuda a turma a refletir sobre seus direitos, mas que também pode ser adaptado para outros temas, desde que sejam feitas perguntas adequadas.
A montagem do jogo é simples: em um pedaço de folha de cartolina (o tamanho varia de acordo com o tempo que o/a educador/a deseja dedicar à brincadeira), desenhe um retângulo composto de quadradinhos que vão representar as casinhas e os numere (veja a foto). Para jogos com 40 casinhas, espalhe no meio do jogo: sete casinhas com grandes interrogações, cinco com desenhos de lâmpadas, seis com a palavra “Direitos”, quatro com escadas ligando para uma casa mais à frente no jogo e outras duas com escorregadores que levam a casinhas para trás. Inclua também duas casas com a mensagem “avance três casas” e outras duas com “volte três casas”.
Será preciso usar um dado, que pode ser confeccionado junto com a turma em papel firme, objetos que representem a caminhada dos/as participantes. Pensando de forma sustentável, pode-se pintar tampinhas de garrafa, por exemplo, em várias cores, ou algum outro tipo de sucata.
Legenda:
Interrogação – o/a jogador/a da vez deve responder uma pergunta relacionada ao tema escolhido
Lâmpada – deve responder a perguntas sobre temas transversais
Direitos – deve ser motivado/a a fazer uma reflexão específica sobre o tema escolhido
Escada – sobe direto para a casa com que a escada faz ligação
Escorregador – desce para a casa com que o escorregador faz ligação
As perguntas e temas motivadores devem ser escritos em cartõezinhos de papel colorido (que fazer com papel reciclado?), sempre apontando também a resposta embaixo. No verso, coloque os mesmos desenhos usados no percurso, de acordo com a legenda acima. Assim, a cada vez que o/a participante chegar a uma casa com interrogação, outro/a participante pega uma carta com uma interrogação, vira e faz a pergunta da vez. Assim, podem ser feitos conjuntos de cartas para temas diferentes, usando o resto da estrutura sempre que necessário.
Boa diversão e até semana que vem!
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009
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