A partir desta semana, a cada sexta-feira, nosso espaço virtual vai apresentar uma destas propostas experimentadas e aprovadas pela equipe colombiana. Para os educadores brasileiros, é hora de colocar a mão na massa e criar seus próprios kits. Aproveitem!
Iguais, porém diferentes – Para começar, um jogo bem simples e também bastante conhecido, mas que pode auxiliar a trabalhar o tema “Iguais, porém diferentes”. Recorte o jogo dos Sete Erros, que é publicado em revistinhas de passatempo e também pode ser encontrado facilmente nos jornais diários. Faça cópias do jogo ou reúna um número suficiente para que toda a turma possa participar da brincadeira (de forma individual ou em grupos). Cole os jogos em cartelinhas de cartolina colorida e distribua com a turma, convidando todos/as a descobrirem as diferenças entre os desenhos.Além de estimular a observação atenta das crianças e adolescentes, após a conclusão da atividade é possível provocar uma discussão interessante sobre diferenças e semelhanças e algumas questões podem ser abordadas, como:
· Apesar de parecerem iguais, os desenhos têm diferenças. Isso também acontece na vida da gente?· O fato dos desenhos apresentarem algumas diferenças entre eles os torna completamente diferentes?
· Qual a importância da diferença?
· E qual a importância das semelhanças?
· Em nossa turma, quais as diferenças e semelhanças entre nossos coleguinhas?
· Como devemos conviver com elas?
· Apesar de diferentes, podemos nos sentir iguais uns aos outros?
· E em relação aos nossos direitos: somos iguais ou diferentes?
· Em que situações somos iguais?
· Em que situações somos diferentes?
A condução da discussão vai depender das respostas apresentadas pelas crianças e adolescentes e da capacidade do/a educador/a de proporcionar um momento em que eles/as reflitam sobre o tema.
Semana que vem tem mais. Aguardem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário