segunda-feira, 15 de setembro de 2008

ODM 7 - Garantir a Sustentabilidade Ambiental


A Paraíba é o Estado brasileiro com maior nível de desertificação, segundo dados da Organização Não-Governamental Internacional Greenpeace. O relatório "Mudanças de clima, mudanças de vida” indica que 29% do território paraibano está comprometido, afetando diretamente mais de 653 mil pessoas. Se não houver uma ação de recuperação urgente, em 20 anos as regiões do Cariri e do Seridó paraibanos poderão se tornar desertos no meio da Paraíba segundo especialistas.

O problema comprova que a questão do aquecimento global está muito mais perto de nós do que se pode imaginar ao ver o noticiário. Apesar de o Brasil ter aproximadamente 12% de toda a água doce do planeta, 22 milhões de pessoas não têm acesso a água de boa qualidade no país. A água é um recurso natural renovável: rios, lagos e lençóis subterrâneos são capazes de repor seus suprimentos, desde que a humanidade não os esvazie rápido demais ou os contamine.

O desmatamento, o desperdício de água e a produção excessiva de lixo são alguns dos problemas mais graves enfrentados pela humanidade hoje e todas elas colaboram para situações como a desertificação – mas também para a queda na qualidade do ar, a redução das fontes de água limpa e o calor que assola os grandes centros urbanos.

Por tudo isso, a qualidade de vida, o respeito ao meio ambiente e a sustentabilidade são o foco do sétimo Objetivo do Milênio, que pretende provocar uma mudança e tanto na cultura humana até 2015: até lá, cuidar do meio ambiente deverá fazer parte de nosso dia-a-dia.

Para garantir a participação da população no alcance desta meta, o Instituto Faça Parte sugere as seguintes ações:

* Fazer campanhas de uso racional de água e energia;
* Plantar árvores na escola é uma ótima maneira de cuidar da natureza;
* Plantar árvores nas ruas também é importante, porém é preciso pedir licença à prefeitura e aos moradores;
* Implementar a coleta seletiva na escola e no bairro e divulgar o benefício de produtos biodegradáveis ou recicláveis;
* Realizar mutirões de limpeza e rearborização de praças, rios e lagos.

Nenhum comentário: