segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Indicadores de Qualidade em Educação

Em toda a Paraíba, menos de um milhão de pessoas estão matriculadas na escola até o ensino fundamental – as 968.530 matrículas efetuadas em 2007, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), representam cerca de 70% da população paraibana com até 19 anos. Ou seja, três em cada dez paraibanos em idade escolar ainda está fora da escola, um desafio grande, mas que revela que largos passos já foram dados na direção da universalização do acesso à escola. Mas já temos a educação que queremos?

Avaliar apenas os números apresentados pelos órgãos oficiais pode ser pouco. Mesmo quando se observa o resultado da Paraíba no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2007, quando a 3ª série do ensino médio no estado obteve média 3,2 na rede pública e privada, a preocupação não cessa. O resultado é acima dos 3,1 previstos como meta para o desempenho em 2009, mas ainda está muito aquém do que se deseja, principalmente em se tratando os alunos que estão nas escolas públicas.
Mas que tipo de parâmetro pode ser utilizado para verificar se a quantidade de alunos matriculados corresponde à qualidade que se espera da educação oferecida por uma escola? Pensando em ajudar a sociedade e a refletir melhor sobre este tema, um grupo de entidades (Unicef, Inep, Ação Educativa e o Ministério da Educação) lançaram em janeiro do ano passado a publicação “Indicadores da Qualidade na Educação”, que propõe algumas questões que podem lançar luzes sobre o problema.
Para ajudar os educadores do projeto Claim a discutirem com suas comunidades a questão da qualidade na educação, o blog do projeto inicia a partir da próxima segunda-feira, dia 6, uma série sobre estes indicadores. Serão sete semanas tratando das sete dimensões apontadas na publicação:
- Ambiente educativo
- Prática Pedagógica e Avaliação
- Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita
- Gestão Escolar Democrática
- Formação e Condições de Trabalho dos Profissionais da Escola
- Ambiente Físico Escolar
- Acesso e Permanência dos Alunos na Escola
Para quem tem interesse de ter acesso ao material completo, ele está disponível para download no site da Ação Educativa.

Nenhum comentário: