terça-feira, 9 de setembro de 2008

ODM 6 - Combater a Aids, a malária e outras doenças

A cada dia, pelo menos um paraibano descobre que é portador do vírus HIV. E este é apenas o número oficial, já que a subnotificação dos casos ainda é um fator que preocupa as autoridades em saúde de todo o Brasil. O público que tem sido mais rapidamente afetado pela Aids são os idosos, mais especialmente as idosas, já que em dez anos o número de mulheres com mais de 50 anos infectadas quadriplicou no país – e o quadro na Paraíba não tem sido diferente. Neste caso, o crescimento tem sido provocado pelo sexo desprotegido, sem camisinha, enquanto entre as crianças infectadas, apenas uma em cada dez não foi contaminada pela mãe durante a gravidez.

Muito além da Aids, muitas outra doenças continuam matando brasileiros todos os anos, a maioria delas perfeitamente evitável com hábitos de higiene, acesso a vacinas e informação ou melhores condições de vida. E por isso combater a Aids, a malária e outras doenças é o sexto Objetivo do Milênio, uma forma de provocar mudanças nas políticas públicas de saúde para que elas sejam mais eficientemente combatidas em todo o mundo.

Para atingir este objetivo, o Instituto Faça Parte sugere algumas ações que podem ser adotadas nos nossos grupos:

* Cuidar de nossa higiene, e incentivar e orientar que outros façam o mesmo;
* No verão, época de epidemias de dengue, fazer visitas domiciliares para mostrar os locais que podem favorecer a dengue;
* Incentivar a população a participar das campanhas de vacinação;
* Fazer campanhas de informação, mobilização e combate à Aids e de outras doenças epidêmicas;
* Fazer levantamento sobre os serviços disponíveis – remédios, postos de saúde, centros de atendimento.

Nenhum comentário: