quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Qualidade em Educação - Ambiente Educativo

Entre todas as coisas que se pode observar em uma escola para verificar o nível de qualidade da educação adotada nela, a primeira é o ambiente educativo. Em uma escola de qualidade, este ambiente é permeado por valores como o respeito, a alegria, a amizade e a solidariedade, mas também a disciplina, a negociação, o combate à discriminação e o exercício de direitos e deveres. Por isso mesmo, a primeira dimensão a ser considerada na hora de avaliar os Indicadores de Qualidade em Educação é o ambiente educativo, o que pode ser feito através da observação de algumas questões.

Em relação ao estímulo à amizade e à solidariedade, por exemplo, é importante perceber se pessoas que chegam à escola com problemas pessoais, indiferente de serem professores, funcionários ou alunos, encontram colegas dispostos a ajudar. Se o ambiente é favorável à amizade, também é provável que os alunos gostem de estar nele e que a equipe trabalhe com alegria. Uma boa medida disso é observar se a escola promove confraternizações que envolvam não apenas os alunos, mas também pais e professores em um clima festivo.

A forma como os alunos e os profissionais da escola se tratam é outro item a ser observado: há respeito, mas também afeto, nesta relação? A mesma questão deve ser feita em relação aos pais, que devem valorizar o trabalho de quem ajuda a cuidar da educação de seus filhos, mas também merecem ser bem recebidos na escola.

Um item importante e que deve fazer parte da rotina até mesmo dos alunos menores está relacionado ao combate à discriminação em todas as suas formas. Por isso todos que estão envolvidos com o ambiente escolar devem ser tratados de forma igualitária independente da cor de sua pele, situação econômica de sua família, cargo ocupado na escola, sexo e opção sexual. E se os alunos demonstram atitudes discriminatórias, o professor deve estar atento para levar o assunto para sala de aula, tratando estas ações como motivadoras de sofrimento e humilhação.

Todas estas questões também devem estar permeadas por regras claras de convivência (definidas de forma colaborativa e envolvendo os alunos) e respeito a elas, com punições pré-estabelecidas para quem não as cumpre. Em todas as situações de indisciplina, no entanto, os profissionais devem atuar como mediadores de conflitos, utilizando sempre o diálogo e a negociação, estimulando este comportamento nos próprios alunos.

Para encerrar, uma escola só será considerada de qualidade quando ela tiver como uma de suas referências o Estatuto da Criança e do Adolescente, fazendo com que toda a comunidade escolar conheça o tema, que deve ser discutido em sala de aula, mas também balizar orientações para as famílias. Alunos portadores de deficiência, por exemplo, têm o direito de freqüentar as mesmas salas dos demais e crianças sem registros motivam uma intervenção e orientação aos pais.

A publicação completa dos Indicadores de Qualidade em Educação estão disponíveis no site da Ação Educativa.

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