segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Indicadores de Qualidade em Educação - Ensino e Aprendizagem da Leitura e Escrita

Quase metade dos alunos brasileiros com 14 anos não sabe ler nem escrever. O dado do IBGE tem como base a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (Pnad) realizada em 2007, cuja referência é a opinião das próprias famílias e não avaliações escolares. Sem ler e escrever bem, estes alunos acabam não absorvendo os conteúdos de outras disciplinas como história, geografia e até mesmo matemática.

Por isso, o número é uma boa referência para educadores que desejam que seus educandos progridam: é preciso investir no ensino e na aprendizagem da leitura e da escrita, que são a terceira dimensão para ajudar a verificar o nível de qualidade da educação oferecida por uma escola, de acordo com a publicação Indicadores de Qualidade em Educação. Até porque, além da melhor compreensão dos conteúdos escolares, a leitura pode ser um instrumento importante na conquista da cidadania e dos direitos.

Mas para garantir que todos os alunos aprendam a ler e escrever, esta preocupação deve estar bem clara na proposta pedagógica da escola e envolver todos os profissionais, principalmente os que trabalham diretamente com a alfabetização inicial. E as famílias também devem estar envolvidas neste processo para que ele seja mais eficiente, estimulando a leitura em casa. Para saber se tudo isto está acontecendo, é preciso observar se esta proposta existe e se os educadores estão cumprindo seus planos para alcançarem os resultados esperados.

Como para ler é primeiro preciso ter acesso aos textos, outro detalhe importante é saber se livros e outros materiais estão disponíveis de forma a aguçar a curiosidade do público. Da mesma forma, o professor deve ter o hábito de contar diariamente histórias para suas turmas, assim como estimulá-los a exercitar esta habilidade em tarefas do cotidiano.

Turmas de alfabetização inicial não podem passar de 25 alunos e ao completar 8 anos, a criança deve ter domínio básico da leitura e da escrita. Também é importante verificar se os alunos lêem pelo menos um livro por mês, manuseiam os livros didáticos e têm acesso a outros tipos de texto em sala de aula ou na biblioteca – que deve não apenas facilitar o acesso à leitura, mas estimular as visitas e empréstimos.

A publicação completa dos Indicadores de Qualidade em Educação está disponível para download no site da Ação Educativa.

Nenhum comentário: