Um dos desafios enfrentados por qualquer educador em sala de aula é fazer com que seus educandos aprendam e adquiram o desejo de aprender cada vez mais e com autonomia. E por isso, a prática pedagógica utilizada para atingir esta meta é um dos Indicadores de Qualidade em Educação. Dela fazem parte as rotinas de planejamento e de avaliação que norteiam o trabalho dos educadores, que devem também considerar o conhecimento prévio dos alunos e o contexto em que eles vivem na hora de programar as atividades.
Para avaliar se uma escola oferece educação de qualidade, várias questões relacionadas à prática pedagógica devem ser consideradas e a primeira delas é se o projeto político-pedagógico da escola é bem definido e conhecido por todos que dela participam. O Projeto Político Pedagógico é o documento que define as intenções educativas da escola, suas diretrizes e metas e sua proposta pedagógica. Ele deve obedecer ao que está previsto na Lei de Diretrizes e Bases e também ser conhecido pela comunidade escolar, inclusive pelos pais.
O planejamento deve ser parte da rotina dos professores, que também devem trocar idéias entre si e prever o uso de recursos pedagógicos variados, além de considerar o que os alunos já sabem sobre os temas que serão tratados em sala. Mas este planejamento também exige uma compreensão do ambiente externo à escola, propondo soluções para os problemas enfrentados pela comunidade e observados através de visitas guiadas, por exemplo. As dificuldades pessoais de cada aluno são outro item a ser considerado na hora do planejamento, que precisa agregar portadores de deficiências, além de etnia, orientação sexual e classe social distintas.
Na hora de fazer a avaliação dos alunos, que é apenas uma parte do processo avaliativo, o educador deve considerar diferentes formas para que isto aconteça, não utilizando apenas provas. De qualquer forma, a transparência deve ser prioridade, permitindo que os alunos saibam bem o porquê de seus desempenhos, os conteúdos que exigem mais atenção e aqueles que eles já dominam, além de serem estimulados a fazerem uma auto-avaliação.
Para que tudo isso aconteça, é necessário que professores e coordenação pedagógica estejam atentos e permanentemente avaliando a aprendizagem dos alunos, sem esquecer de adotar um sistema de avaliação do resultado do trabalho dos profissionais da escola. A publicação completa dos Indicadores da Qualidade da Educação está disponível no site da Ação Educativa.
segunda-feira, 13 de outubro de 2008
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