sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Prefeitura refaz promessa de solução para a barreira da Citex

A Secretaria de Infra Estrutura de João Pessoa renovou a promessa de iniciar a obra de contenção da barreira da Citex ainda neste mês de outubro, mas agora, no lugar de um muro de arrimo, serão construídos um muro de contenção e uma escada hídrica, por onde devem fluir as águas das chuvas. Este foi o encaminhamento da gestão depois que os moradores da comunidade realizaram ontem, dia 1º, um ato público em protesto porque as obras, prometidas para o início de agosto, ainda não foram iniciadas.

A barreira coloca em risco a segurança de pelo menos 18 casas da região depois de uma já ter sido destruída. O protesto, marcado por música, bolo, fogos de artifício, distribuição de panfletos e até “Parabéns pra você” marcou os sete meses sem providências no local. Atualmente, 3.822 pessoas moram na comunidade e a iniciativa partiu da comissão que já vem discutindo o Plano de Advocacy da comunidade.

A primeira vez que a barreira cedeu sobre as casas foi em 2002 e desde então, todo ano a comunidade fica sob a mesma preocupação quando as chuvas começam. Este ano, ela voltou a ceder em fevereiro e as condições se agravaram com o início das chuvas, em maio, quando uma casa chegou a ser derrubada. Doze famílias continuam morando ao pé da barreira porque não têm para onde ir, apesar da Defesa Civil ter interditado mais algumas casas, mas as seis famílias da parte de cima também correm o risco de suas residências desabarem junto com o barro.

Desde o mês de junho a comunidade tem se articulado com várias secretarias municipais, entre elas as de Habitação e de Infra Estrutura, para saber que providências estavam sendo tomadas. O temor da comunidade é que as casas sejam desocupadas e eles nunca mais possam voltar ao local.

Nenhum comentário: