segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Alunos/as de Bayeux debatem situação da própria escola

“Educação: escola de que forma cidadãos/ãs” foi o tema que norteou a discussão entre mais de 60 alunos da Escola Estadual Tancredo Neves, em Bayeux, que participaram no último dia 22 de um seminário promovido pelo projeto Claim em parceria com o projeto Petir. A atividade foi preparada por adolescentes que participaram de uma oficina temática na Casa da Menina e do Menino e também contou com a participação de cinco adolescentes que são lideranças na comunidade.

A discussão foi gerada a partir de duas perguntas chave: o que você acha da sua escola e o que podemos fazer para melhorar nossa escola. Entre as respostas, os adolescentes indicaram que os professores ensinam bem, mas não contam com o bom comportamento dos alunos. Além disso, também foi avaliado que as salas de aula são pequenas para a quantidade de alunos e que também há problemas estruturais nos banheiros e na biblioteca. A merenda escolar também foi alvo de muitas reclamações.

Em paralelo às queixas, no entanto, os alunos admitiram sua parte de responsabilidade nos problemas e se comprometeram a não quebrar as cadeiras, não pichar paredes e portas. Do outro lado, a diretoria agradeceu as críticas, sugestões e compromissos e propôs que a discussão acontecesse também em outros turnos, além de se comprometer a designar dois professores para falarem em nome da escola na próxima atividade. A estratégia tem o objetivo de sensibilizar os alunos a contribuírem para a solução dos problemas.

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