quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Roger reinaugura posto de saúde depois de reforma que atendeu pedido da comunidade

Dois meses depois da audiência com o poder legislativo onde oficializou a solicitação, a comunidade do Baixo Roger, em João Pessoa, pôde conhecer na manhã desta terça-feira, dia 13, o resultado das obras de recuperação da Unidade de Saúde da Família que atende a região. Em funcionamento desde 1981, a unidade passou por sua última reforma há dez anos e por isso se tornou o foco da ação de advocacy da comunidade, acompanhada pelo projeto Claim. O que se viu na inauguração só de longe lembrava as péssimas condições em que as equipes vinham trabalhando, com ambientes tomados pela umidade provocada por muitas infiltrações. Veja nas fotos ao lado o antes e o depois da reforma.


Além da comunidade e da Casa Pequeno Davi, estiveram presentes o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, e a Secretária Municipal de Saúde, Roseana Meira, além dos vereadores Sandra Marrocos e Tavinho Santos. Ambos os legisladores destacaram a importância da mobilização da comunidade, que atuou de maneira propositiva para a solução do problema de saúde. O articulador político da Casa Pequeno Davi, Mirley Jonnes, também lembrou que a obra era o resultado desta mobilização, aliada com a sensibilidade do poder público.

Uma das principais conquistas apontadas pelas próprias equipes da unidade foi a reserva de uma sala equipada especialmente para a realização de exames citológicos, o que deve atender de forma mais eficaz a população feminina do Roger, já que antes o exame era feito em espaços improvisados. E para compensar o período de dois meses sem este atendimento, no próximo sábado será realizado um mutirão para fazer todos os exames acumulados. Além da pintura das paredes, a obra também garantiu o retelhamento de todo o prédio e o conserto das infiltrações.

Durante a solenidade, o prefeito Ricardo Coutinho, (no canto à esquerda) ouviu o articulador político da Casa Pequeno Davi, Mirley Jonnes, destacar a participação da comunidade na conquista da reforma e a articulação com o poder público.


Nenhum comentário: