quinta-feira, 9 de abril de 2009

Comunidade do Róger conhece o diagnóstico do bairro e cria comissão

Mais de 60 pessoas entre moradores, profissionais do Programa de Saúde da Família, vereadores e outras entidades do bairro do Róger participaram da apresentação do diagnóstico da comunidade, realizado pelo projeto Claim, na última terça-feira, dia 7, na capela da Casa Pequeno Davi. A atividade provocou uma grande discussão entre os presentes sobre uma série de problemas enfrentados pela comunidade, especialmente no que diz respeito à segurança pública, saúde e espaços de lazer. A atividade culminou na criação de uma comissão que vai se debruçar sobre os dados para estudar o que pode ser feito e elaborar um Plano de Advocacy, assim como está acontecendo nas outras comunidades envolvidas no projeto.


Agentes Comunitárias de Saúde participaram da atividade

O grupo de flauta da Casa abriu a atividade, conduzida pela técnica Denise Oliveira e o articulador político Mirley Jonnes, que apresentaram os números obtidos através da pesquisa, que envolveu 205 domicílios do bairro, e ajudaram na condução do debate. Uma das principais queixas levantadas pelos/as moradores/as é a dificuldade de acesso ao atendimento médico em situações de emergência.

Moradores puderam fazer críticas e dar sugetões
Também chamou atenção o gráfico que apresentava o conhecimento sobre direitos. “A comunidade se queixa da falta de serviços, mas não tem consciência ainda de que a saúde, por exemplo, é um direito dela e não um favor dos governantes”, observou a enfermeira Fernanda Bevenutty. Um outro ponto que gerou muitas reclamações e sugestões foi o uso da Bica como local de lazer para a comunidade, que não conta com espaços adequados para este fim.
Mais de 60 pessoas participaram da discussão
Na próxima terça-feira, dia 15, às 19h, a apresentação do diagnóstico acontece na Casa da Menina e do Menino, em Bayeux.

Nenhum comentário: