Uma multidão que não caberia dentro do Maracanã, o maior estádio de futebol da América Latina, abandonou os bancos escolares do ensino fundamental no ano de 2005 na Paraíba. Os dados são do Inep e fazem parte do último Censo Escolar, publicado em 2007, que deu conta de que 118.460 crianças e adolescentes paraibanos não conseguiram concluir o ano letivo porque simplesmente deixaram de ir à escola. O número equivale a 15% dos mais de 775 mil alunos matriculados nesta fase do ensino em todo o Estado. O problema atinge principalmente alunos de escolas da rede municipal.
Há um ano, o problema ganhou visibilidade nacional quando a promotora da Infância e Juventude, Fabiana Lobo, provocou a instauração de mais de 300 procedimentos especiais para punir os responsáveis por crianças que haviam abandonado a escola no município de Sapé. Mas os números revelam que o problema não é concentrado – ele atinge todo o Estado e coloca as crianças paraibanas cada vez mais longe de uma educação de qualidade.
Diante deste quadro, manter as crianças e adolescentes na escola é um dos principais desafios atuais, fazendo com que eles consigam concluir os níveis de ensino em idade adequada. E por isso a permanência na escola é um dos indicadores da qualidade da educação oferecida em uma comunidade. Esta avaliação pode ser feita buscando respostas para questões como: sabemos quem são os alunos que apresentam maior dificuldade no processo de aprendizagem? Sabemos quem são aqueles que mais faltam na escola, onde e como eles vivem? Quais são as suas dificuldades? E os que abandonaram ou se evadiram?
Se conhecemos estes alunos, é preciso também conhecer os motivos para estarem vivendo esta situação e se perguntar o que a escola está fazendo para tentar trazê-los de volta para a sala de aula, tratando a questão com cuidado e carinho. Estas questões ajudam a comunidade escolar a discutir formas de oferecer boas oportunidades de aprendizagem a todos/as os/as cidadãos/ãs. A publicação Indicadores de Qualidade na Educação, por exemplo, oferece uma sugestão metodológica para as escolas que desejarem adotar algum mecanismo para trazer de volta os alunos que abandonaram ou se evadiram. A publicação completa está disponível para download no site da Ação Educativa.
terça-feira, 25 de novembro de 2008
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