Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre como funciona o ciclo orçamentário, no último sábado, 26, 19 representantes de associações comunitárias, conselhos setoriais e ONG´s, além do Observatório de Políticas Públicas de Bayeux e da comissão do Plano Advocacy do projeto Claim cidade, participaram da continuidade da oficina sobre este tema. Com a assessoria do Instituto Cidades, a atividade promoveu um resgate do que foi visto na oficina anterior, realizada em agosto, abordando também o conceito de políticas públicas, o entendimento destas políticas no município e quais delas não estão sendo efetivadas e exigem mais acompanhamento.
Três temas prioritários foram discutidos: saúde, educação e infra-estrutura, com destaque para o fato de que Bayeux é a segunda cidade paraibana em número de casos de HIV/Aids. O grupo avaliou que é preciso fortalecer o PSF, especialmente no que se refere à prevenção e visitas domiciliares, além das questões relacionadas à ética e ao sigilo profissional. Em relação à educação, o grupo destacou o desvio dos recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), o que demonstra a falta de compromisso da gestão, que já foi denunciada pelo Conselho de Educação. Já dentro da questão da infra-estrutura, faltam calçamento, saneamento e praças, apesar do município contar com o quarto maior orçamento da Paraíba.
Como encaminhamento, o grupo vai articular outros atores e atrizes na formação sobre o Plano Diretor, Estatuto da Cidade e Ciclo Orçamentário, tendo em vista que este instrumento já deveria ter chegado à Câmara Municipal para apreciação e votação. Também foi apontado como prioridade realizar ações voltadas para a melhoria da qualidade da saúde, pautando esta discussão com a sociedade.
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
sexta-feira, 25 de setembro de 2009
Famílias do Roger participam de jogos para verificar conhecimentos
As mulheres do Roger que participam do grupo de familiares da Casa Pequeno Davi tiveram uma noite recheada de conhecimento, partilha e diversão no último dia 17, quando o grupo participou da avaliação para a Linha de Base de Claim.
A A atividade pretendia obter dados sobre o nível de empoderamento das participantes e saber quanto elas conhecem sobre seus direitos e sobre os mecanismos de participação. Com a ajuda das técnicas do projeto, elas participaram de muitas atividades lúdicas que estimularam a conversa sobre os temas, uma atividade considerada bastante proveitosa.
Entre as atividades, foram feitos um jogo de trilhas, que exigia respostas corretas para que as participantes conseguissem avançar nas casas, e muitas perguntas que valiam brindes, e um caça palavras, que estimularam a participação com uma concorrência bastante sadia. Além disso, foi aplicado um sociodrama em que as participantes dramatizaram situações em que seus direitos são violados.
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
Conselhos e poder público discutem orçamento em Sapé
Um grupo bastante representativo, reunindo 36 pessoas de diversos órgãos públicos, conselhos setoriais, tutelares e movimentos do município de Sapé participou nesta quinta-feira, dia 10, de mais uma oficina de capacitação promovida pelo projeto Claim na cidade. Com a assessoria de Hildevânio Macedo, que tratou do tema Ciclo Orçamentário, a oficina foi uma oportunidade destes atores estratégicos conhecerem melhor a redação das peças orçamentárias e o processo de definição dos recursos que serão aplicados em cada área na cidade.
O objetivo era capacitar o grupo sobre o tema para que o diálogo com a comunidade e seja mais eficiente, além de dar mais condições para que as instâncias de controle social atuem de forma qualificada.
O objetivo era capacitar o grupo sobre o tema para que o diálogo com a comunidade e seja mais eficiente, além de dar mais condições para que as instâncias de controle social atuem de forma qualificada.
Quer ver mais?
atores chaves
quarta-feira, 2 de setembro de 2009
Brasileiras conhecem experiências de Claim na Colômbia
Um grupo de cinco brasileiras, todas envolvidas com o projeto Claim, esteve entre os últimos dias 23 e 29 de agosto na cidade de Ibagué, na Colômbia, para conhecer de perto como o projeto funciona por lá. Na mala de volta, trouxeram o resultado de uma intensiva troca de experiências com os/as educadores/as colombianos/as e também do contato com seis comunidades que visitaram durante a semana. Toda a experiência deve ser partilhada com outros/as educadores/as brasileiros/as no próximo dia 18, mas o blog do projeto pretende ir mostrando aos pouquinhos o que o grupo viu por lá. Além disso, em 2010, o intercâmbio se completa com a vinda de outras quatro pessoas de lá para o Brasil.
O grupo foi composto pela assessora de comunicação da ACUB, Aline Oliveira, a as técnicas da Casa Pequeno Davi, Denise Oliveira, e da Pastoral do Menor, Themis Gondim, da articuladora política da Associação Comunitária Nova Vida, Antonice Marques, e da diretora da mesma entidade, Irmã Lúcia Cantalupo, que foi voluntariamente acompanhando a equipe do intercâmbio. Além da conversas sobre metodologia e conjuntura de cada país, as técnicas também puderam conhecer de perto da realidade das comunidades atendidas pelo projeto e ver como o empoderamento está fazendo diferença na vida comunitária.
Com as boas vindas aconhegantes da equipe da Concern Universal Brasil, elas também puderam conhecer um pouco da cultura colombiana, através de apresentações realizadas por crianças e adolescentes envolvidos/as no projeto.
Quer ver mais?
intercâmbio
Assinar:
Postagens (Atom)