quinta-feira, 4 de junho de 2009

Juventude colombiana luta por água potável

A juventude colombiana acompanhada pelo projeto Claim está se mobilizando para garantir o acesso das comunidades a água de qualidade, especialmente nas escolas. Só na semana passada, quatro grupos de diferentes cidades promoveram ações junto ao poder público para que este direito seja garantido. As mobilizações têm se iniciado dentro das escolas dos municípios de Cajamarca, Anzoátegui, San Bernardo e Payandé. Nesta última, 22 alunos da escola San Miguel fundaram um Comitê Juvenil dos Direitos Humanos.

Em Cajamarca, 16 jovens e três pais se reuniram para garantir água potável para a escola da comunidade e mais 30 famílias e, por isso, fizeram uma visita à central do sistema de abastecimento da região. Contando com a orientação de uma professora, eles apresentaram um relato do que viram à prefeitura e ao governo e exigiram melhorias.

Outros 15 jovens de Anzoátegui conseguiram articular dois funcionários da prefeitura para acompanhá-los este mês em visitas técnicas ao sistema de abastecimento da cidade. A partir destas visitas, eles também pretendem elaborar um documento para presionar o Estado a resolver a situação. O grupo menor, com 12 jovens de San Bernardo, realizou uma oficina sobre o Direito à Participação Popular com o objetivo de fomentar a discussão sobre as questões sanitárias da escola.

Mulheres querem saúde
Nem mesmo o calor de 36°C foi suficiente para desmobilizar um grupo de 25 mulheres camponesas da Vereda La Barrialosa, no municipio de Coello. Elas enfrentaram o calor para discutir um plano para exigir melhorias nas condições dos serivços de saúde de sua comunidade. Elas querem melhorias na infra estrutura do posto e solicitaram junto à prefeitura que sejam tomadas medidas urgentes para que a comunidade tenha acesso à saúde, como lhe é de direito. Na foto ao lado, as mulheres fazem visita ao posto de saúde.

Nenhum comentário: