segunda-feira, 21 de julho de 2008

Educadores participam da segunda oficina de Metodologias Participativas

O registro de experiências de intervenção social que serão reunidas e publicadas através do projeto Claim foi o foco da segunda parte da Oficina de Metodologias Participativas realizada na última sexta, dia 18. Ao longo do dia, foram apresentadas 11 propostas de trabalhos em grupos ou individuais, que começaram a ser construídos na oficina anterior, realizada com o mesmo grupo em maio. Os trabalhos devem ser concluídos em outubro, quando acontece a terceira e última oficina com este tema.

O encontro desta sexta reuniu 25 dos educadores que estão recebendo a formação de Claim e aconteceu no mini auditório do Sesi, em João Pessoa, com a assessoria do professor de Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Luís Gonzaga Gonçalves. Para ele, documentar não só estas experiências como outras é importante para evitar o “retrabalho”. “Se nós sistematizamos o trabalho que estamos fazendo, registrando os passos dados e os resultados obtidos, será mais fácil para quem chegar depois escolher novos passos a serem dados. Não haverá necessidade de repetir o que já foi feito”, destaca.

A maior dificuldade encontrada entre os educadores é de colocar a experiência no papel por conta da pouca intimidade que muitos deles têm com a comunicação escrita, mas o professor Gonzaga avalia que este problema não afetará o resultado da proposta. Para ele, a situação é fruto da “burocratização” do mundo, que faz com que “todo mundo delegue a apenas uma pessoa o que deveria ser um compromisso de todos, entre eles o registro escrito da história, que deve servir à coletividade”.


O próximo encontro dos educadores acontece no dia 29 de agosto, quando será discutido o Marco Legal da Educação, mas as Metodologias Participativas voltam ao foco no dia 24 de outubro, quando acontece o último encontro com o professor. Antes disso, os educadores têm até 26 de setembro para encaminharem por e-mail a versão final de seus textos. “Estou muito ansioso por ver o resultado dos trabalhos propostos porque pela primeira apresentação, já percebeu-se que há muita riqueza nos relatos”, prevê.

Agenda do semestre
Agosto, dia 29, Oficina Marco Legal da Educação, previsto para o Hotel JR
Prazo para envio da primeira versão do texto para o professor Gonzaga
Setembro, dia 26, Oficina de Gênero, marcada para o Sesi
Prazo para envio da versão final do texto para o professor Gonzaga
Outubro, dia 24, Oficina de Metodologias Participativas, marcada para o Sesi
Apresentação final dos trabalhos
Novembro, dias 27 e 28, Avaliação, Planejamento e Confraternização


Nenhum comentário: