segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Prefeitura se compromete a melhorar USF do Roger

Foi com a promessa de que a Secretaria de Saúde de João Pessoa vai melhorar as condições de funcionamento da Unidade de Saúde da Família (USF) que atende o Baixo Roger que os moradores da comunidade saíram da audiência com vereadores realizada na última sexta-feira, 17. A atividade, realizada na Casa Pequeno Davi, foi provocada por uma comissão de moradores de que se articularam com o legislativo pra discutir o problema. Durante a audiência, a diretora do Distrito Sanitário, Márcia Rique, confirmou que as obras já foram iniciadas com a pintura da parte externa e a troca da madeira do teto do prédio para acabar com as infiltrações e o acúmulo de mofo.

Márcia concorda que a estrutura está muito precária, mas que compõe um quadro ainda mais complicado: as 180 equipes de Saúde da Família da cidade estão atendendo em apenas 130 prédios e 64 deles não são adequados para o funcionamento da unidade. Paralelo a isso, 15 estão sem médicos atualmente. “Nunca conseguimos fechar as 180 equipes completas”, lamenta, reclamando que, neste caso, o problema é falta de profissionais disponíveis.

Depois de acompanhar o relato feito pelas moradoras, que apresentaram fotos demonstrando as precárias condições em que a unidade está funcionando, a própria diretora solicitou apoio dos vereadores presentes para que as constantes quedas de energia no local deixem de acontecer. “Já solicitamos providências da Energisa, que precisa trocar o transformador que atende a unidade, mas até agora este serviço não foi realizado”, contou, explicando a razão do dentista não estar atendendo no local, mas na unidade do Alto Roger.

Presidindo a sessão, a vereadora Sandra Marrocos solicitou que a Casa Pequeno Davi lhe repassasse toda a documentação feita pelos moradores para que a Câmara pudesse encaminhar com os pedidos de providências para o órgãos competentes. A audiência também contou com a presença dos vereadores Tavinho Santos, Fernando Milanez e Pedro Alberto Coutinho.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Lideranças de Claim se reúnem na Colômbia

As lideranças de cinco comunidades de três municípios do Departamento de Tolima, na Colômbia, tiveram um encontro no último dia 4 de agosto, na comunidade de Salitre. Eles se reuniram para discutir as problemáticas existentes nas comunidades, priorizar as mais urgentes e discutir o que fazer para solucioná-las.
E esta semana está sendo de planejamento para receber as técnicas brasileiras do Projeto Claim que estarão em Ibagué a partir do próximo dia 23, para uma visita que vai durar uma semana. O objetivo é conhecer a realidade em que o projeto está funcionando no país parceiro e levar um pouco da experiência brasileira para apresentar à equipe da Concern Universal colombiana.

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Roger se prepara para audiência pública sobre saúde

Os moradores do bairro do Roger, em João Pessoa, participam nesta sexta-feira, dia 14, de uma audiência pública com os vereadores da cidade para discutir a situação do atendimento básico em saúde no bairro. A comunidade quer que a prefeitura da capital tome providências em relação à situação da Unidade Básica de Saúde da Família que atende o Baixo Roger, próximo ao Campo do Onze. A audiência começa às 15h e acontece na Casa Pequeno Davi. Como alternativa de resolução do problema, a comunidade propõe a reforma e ampliação ou reconstrução do prédio onde hoje funciona a unidade, com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho aos servidores e um tratamento mais humanizado aos usuários.

Os próprios moradores reclamam das condições em que o prédio vem funcionando, com uma grande quantidade de infiltrações em quase todas as salas, especialmente nas de vacina e de esterilização, o que coloca em risco a higiene e a segurança dos procedimentos. Além disso, há um grande acúmulo de mato ao redor da unidade, o que também representa risco à saúde de quem trabalha ou é usuário do local.

A audiência desta sexta-feira e as propostas que serão apresentadas são fruto do Plano de Advocacy, acompanhado pelo Projeto Claim, cuja discussão foi iniciada no mês de março entre os moradores, tendo como base o diagnóstico realizado no bairro. A pesquisa, que revelou como a população vê a prestação dos serviços básicos na região, indicou que 48% da comunidade acha que o atendimento no PSF local é ruim e quase 40% avalia que a unidade não atende às necessidades dos moradores.

As queixas também estão relacionadas com as visitas domiciliares, já que quase 47% disse que não recebia ou nem lembrava quando elas aconteciam. Mais de 80% dos moradores não participa de reuniões promovidas pelo programa, a maioria porque não sabe quando elas acontecem ou porque não gosta do formato da atividade. O pedido da comunidade para que estes problemas sejam resolvidos tem como base a própria Constituição Federal, que responsabiliza os municípios pela oferta de atendimento básico em saúde.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Rovira, na Colômbia, registra compromisso por água potável e saneamento

Um termo de compromisso em que organizações públicas e privadas garantem que vão trabalhar no sentido de garantir o direito ao acesso a água potável e a saneamento básico aos moradores do município de Rovira, na Colômbia. Este foi um dos principais resultados do 1º Fórum Municipal pelo Direito a Água Potável, promovido no último dia 29 de julho por um grupo de jovens que fazem parte do Comitê de Direitos Humanos, contando com a assessoria do projeto Claim. O evento reuniu cerca de 120 pessoas de diferentes setores da comunidade, incluindo o prefeito de Rovira.

Os objetivos do Fórum era fazer uma apresentação da situação atual do fornecimento de água potável e do saneamento básico na cidade e construir um compromisso concreto entre os setores privado e público para avançar em ações que garantam a todos os moradores da cidade o atendimento a este direito.

Mulheres – As mulheres de Rovira e Cajamarca estão trabalhando a todo vapor para realizar em outubro um evento com o tema Dignidade e Direitos da Mulher, uma estratégia para dar visibilidade a seus direitos, especialmente saúde e educação. Elas esperam que o evento tenha o mesmo sucesso do Fórum, reunindo representantes de vários setores da sociedade para assumirem compromissos com esta questão.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Eucalipto recebe médico depois de cobrar solução à prefeitura

Depois de mobilização junto ao poder público, a comunidade do Eucalipto, em Sapé, conseguiu sua primeira vitória: a unidade de Saúde da Família que atende o bairro voltou a contar com um médico, solucionando um dos muitos problemas apontados pela comunidade na atenção básica de saúde. Em conversa com a secretária municipal de saúde, Luzinete Santos, a equipe da Associação Comunitária Nova Vida (ACNV) ficou sabendo que a comunidade vai receber uma resposta formal à carta que foi entregue às autoridades no dia 16 de julho.

Na carta, os moradores explicam que querem da prefeitura a garantia de um atendimento de qualidade no PSF na cidade, fornecendo medicamentos em quantidade que atenda à demanda e com infra-estrutura que dê condições aos profissionais para trabalharem. A carta é fruto de um estudo dos problemas que a comunidade enfrenta, discutidos por uma comissão de lideranças, que pesquisaram o que está garantido por lei e fizeram propostas de solução à gestão.