quinta-feira, 16 de abril de 2009

Claim Colômbia atende quase 1,2 mil pessoas durante Semana da Saúde, em Ibagué

Quase 1,2 mil pessoas entre homens e mulheres foram atendidos pela Semana da Saúde, realizada no final de março pelo Prometo Claim na Colômbia. A atividade tinha como foco garantir acessibilidade, prevenção e redução de riscos e masificar o conhecimento sobre o directo à saúde. A atividade aconteceu na cidade sede da Concern Universal no País, Ibagué, envolvendo várias entidades públicas (San Francisco, Unidade de Saúde de Ibagué, Registraduría Municipal, Prefeitura Municipal de Ibagué, Secretaria de Bem Estar Social, Programa Adulto Mayor) e privadas (Energia de Tolima http://www.enertolima.com.co/, Profamilia (planejamento familiar), Liga Contra O Câncer Regional Tolima, Universidade Antonio Nariño Ibagué e a Escola de Beleza Chepe), que atuaram como parceiras.

O mês também foi marcado pela capacitação conjunta entre Pastoral Social e Concern Universal, que reuniu 53 educadores, incluindo o diretor da Pastoral, o Padre Antonio Cifuentes.

Comunidade conhece diagnóstico em Bayeux e elege suas prioridades

Adolescentes de Bayeux pediram mais espaços de lazer para reduzir a violência
As questões relacionadas à educação, à violência e à saúde foram apontadas como prioritárias pela comunidade atendida pela Pastoral do Menor, em Bayeux, durante a apresentação do diagnóstico do Projeto Claim, na noite de ontem, 15, na Casa da Menina e do Menino. Um grupo bastante heterogêneo de 30 pessoas, incluindo representantes das escolas, da Câmara Municipal, mães de crianças atendidas na entidade e adolescentes do grupo de lideranças conheceu os dados sobre como sua comunidade vê os problemas que enfrenta.

A equipe da PaMen apresentou os dados, coletados em 2008

Houve um grande debate em torno da importância da educação para a redução dos níveis de violência na região, com os participantes apontando a escola como parte importante no processo. E, mesmo enfrentando graves problemas relacionados à falta de segurança, o grupo acabou elegendo a educação como primeira na lista de prioridades. A partir da apresentação, o grupo criou uma comissão que vai se aprofundar nas questões levantadas, estudar melhor o próprio diagnóstico e a legislação vigente para propor soluções ao poder público através de um Plano de Advocacy.


Comunidade fez suas observações sobre os dados apresentados.

Esta foi a quarta apresentação do diagnóstico às comunidades do Projeto Claim, acontecendo também nas comunidades Boa Vista e Róger, em João Pessoa, e Várzea Nova, em Santa Rita.

Grupo contava com representantes de vários espaços.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Comunidade do Róger conhece o diagnóstico do bairro e cria comissão

Mais de 60 pessoas entre moradores, profissionais do Programa de Saúde da Família, vereadores e outras entidades do bairro do Róger participaram da apresentação do diagnóstico da comunidade, realizado pelo projeto Claim, na última terça-feira, dia 7, na capela da Casa Pequeno Davi. A atividade provocou uma grande discussão entre os presentes sobre uma série de problemas enfrentados pela comunidade, especialmente no que diz respeito à segurança pública, saúde e espaços de lazer. A atividade culminou na criação de uma comissão que vai se debruçar sobre os dados para estudar o que pode ser feito e elaborar um Plano de Advocacy, assim como está acontecendo nas outras comunidades envolvidas no projeto.


Agentes Comunitárias de Saúde participaram da atividade

O grupo de flauta da Casa abriu a atividade, conduzida pela técnica Denise Oliveira e o articulador político Mirley Jonnes, que apresentaram os números obtidos através da pesquisa, que envolveu 205 domicílios do bairro, e ajudaram na condução do debate. Uma das principais queixas levantadas pelos/as moradores/as é a dificuldade de acesso ao atendimento médico em situações de emergência.

Moradores puderam fazer críticas e dar sugetões
Também chamou atenção o gráfico que apresentava o conhecimento sobre direitos. “A comunidade se queixa da falta de serviços, mas não tem consciência ainda de que a saúde, por exemplo, é um direito dela e não um favor dos governantes”, observou a enfermeira Fernanda Bevenutty. Um outro ponto que gerou muitas reclamações e sugestões foi o uso da Bica como local de lazer para a comunidade, que não conta com espaços adequados para este fim.
Mais de 60 pessoas participaram da discussão
Na próxima terça-feira, dia 15, às 19h, a apresentação do diagnóstico acontece na Casa da Menina e do Menino, em Bayeux.